Renato Ienny - Ortodontia (aparelhos ortodônticos) em Campinas

(19) 3295.3036
Sex à Sex - 08:00 às 18:30

Av. Ayrton Senna da silva, 415
Proença - Campinas/SP
CEP: 13026-305

Página inicial Especialidades Cirurgia Ortognática

Cirurgia ortognática:
faz correção de mordida e melhora estética da face

 

 
O que é Cirurgia Ortognática e quais os profissionais que trabalham neste procedimento?
 

Trata-se de uma cirurgia funcional, e seu caráter não é estético; porém, ela "ganha" esse foco estético quando você coloca os maxilares no seu adequado posicionamento. Não é uma cirurgia isolada, pois faz parte de um tratamento chamado tratamento ortodôntico-cirúrgico; portanto, os profissionais parceiros são o Ortodontista - com conhecimento e capacitação para o preparo Ortodôntico para a cirurgia ortognática - e Cirurgião Buco-Maxilo – quem executa a ortognática.

 
Indicações
 

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial podendo ser mais do que um problema estético. Geralmente, é resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, tais como: mandíbula, maxilar, queixo (ou mento), nariz ou malar (a maçã do rosto).

Cirurgia Ortognática - Tipos

Cirurgia Ortognática - Comparativos Ilustrados

Esta assimetria do rosto ocorre durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, comprometendo a harmonia e a beleza do rosto. Além da questão estética, essa alteração causa outros problemas que afetam a saúde e o bem estar dos pacientes.

De uma forma geral, uma série de problemas do esqueleto maxilo-facial podem ser prevenidos através deste procedimento cirúrgico. Inclusive, é um dos tratamentos escolhidos nos casos de apneia obstrutiva do sono, quando associado à deformidade dento facial, tendo um índice de sucesso extremamente elevado.

 
Preparo para a cirurgia
 

A fase de avaliação e preparo para a cirurgia leva cerca de um ano e meio em média, e depende de vários fatores envolvidos e da fase de crescimento que o paciente se encontra. Durante esse período, o tratamento ortodôntico vai procurar corrigir a mordida e a função mastigatória com o uso de aparelhos ortodônticos convencionais, colaborando com resultados mais rápidos após a cirurgia.

 
Exames necessários para realizar a cirurgia
 

Os testes pré-operatórios requisitados são os exames laboratoriais comuns, pedidos em qualquer tipo de cirurgia e exames solicitados para um tratamento ortodôntico comum (exames de imagens, como RX e documentação ortodôntica)

 
Como é realizada
 

Antes de realizar a cirurgia ortognática, é feito um planejamento virtual, ou seja, ela é realizada antes no computador para que, depois, todas as informações sejam transportadas para o Centro Cirúrgico. Essa tecnologia nos dá precisão plena para o procedimento executado em sala cirúrgica . A tecnologia utilizada na área é tão avançada que softwares podem indicar a cirurgia específica para cada caso e proporcionar a visualização aproximada dos resultados.

Essa é uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar e o paciente não fica com nenhum tipo de cicatriz. O procedimento é inteiramente realizado por dentro da boca, alterando a forma da maxila, mandíbula e cornetos. A cirurgia ortognática é considerada um procedimento minucioso, já que o cirurgião-dentista buco-maxilo-facial modifica décimos de milímetros dentro da boca.

Eis aqui alguns exemplos virtuais que ilustram algumas cirurgias ortognáticas.

 
Cuidados após a cirurgia
 

O recomendado é que o paciente fique fora de suas atividades e trabalho por pelo menos 15 dias, sendo ideal três semanas. Na primeira semana de pós-operatório, o indivíduo irá se alimentar só de líquidos, e, depois, gradativamente vai iniciar com os alimentos pastosos. Já as carnes são alimentos liberados apenas depois de três meses, e atividades físicas depois de seis ou nove meses.

 
Tratamentos pós-cirúrgicos
 

Após a cirurgia, o paciente deve continuar utilizando aparelho ortodôntico por um período que pode variar de seis a doze meses, dependendo do caso. O resultado, no entanto, traz melhoras significativas tanto na estética facial quanto na qualidade de vida dos pacientes, devolvendo a harmonia e a beleza do rosto.

Para otimizar os resultados do procedimento também pode ser usado um laser de baixa intensidade no pós operatório, que facilita a recuperação do amortecimento dos lábios e regride o edema mais rápido.

Para saber mais, compartilho o site do meu colega e parceiro em casos de cirurgias ortognáticas, o Cirurgião Buxo-Maxilo Dr. Antonio Augusto Campanha, Professor Assistente e Preceptor do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Municipal de Campinas "Dr. Mário Gatti", - CRO SP 39180 | CRO CL 895

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo com as suas informações pessoais e receba um contato nosso para o agendamento da consulta. Pedimos que a solicitação seja feita com pelo menos 2 dias úteis de antecedência.

 

Caso não seja possível no horário solicitado, será oferecida novas alternativas.

 

Em caso de dúvida ou para maiores informações, entre em contato conosco através do telefone (19) 3295.3036. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 08h00 as 18h30. Sábados, Domingos e Feriados não há atendimento.

Campos obrigatórios *